Sexta, 02 Março 2018 10:19

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUTIR PROBLEMA DO CHEIRO E SABOR DA ÁGUA EM LARANJAL PAULISTA

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, composta pelos Vereadores Tiago Zanchetta, Rodrigo Marcon e José Roque de Camargo, agendaram uma reunião com o Superintendente Márcio Roberto Gaiotto da SAAEC (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho), com a finalidade de tratar de assuntos relacionados ao cheiro e sabor observados na água, o que voltou a ocorrer na semana do carnaval em nossa cidade e naquela cidade.

Na oportunidade, a Comissão convidou o Secretário de Meio Ambiente Vicente Di Santi Filho, e o Gerente da Sabesp de Laranjal Paulista o Sr Valter. Ambos acompanharam os vereadores na reunião com o Superintendente e com o Químico Marcos Benatti, responsável pelo tratamento da água da cidade de Cerquilho.

O contato tem por objetivo a busca de informações e o planejamento de ações a serem tomadas com relação ao problema do sabor e cheiro encontrados na água das duas cidades, além de estreitar relações para trabalhos em conjunto, no intuito de unir forças para as reivindicações.

Foi discutida a questão das vezes em que ocorreram os fatos e sobre as análises constantes que são realizadas na água, que sempre indicam estar potável e própria para consumo, independentemente do sabor e cheiro.

Os levantamentos, tanto da Saaec quanto da Sabesp, apontam que o problema ocorreu 5 vezes o ano de 2017 e 1 vez em 2018. E, como o problema não é freqüente, existe dificuldades em se saber quando o cheiro e gosto estarão na água bruta no rio, pois as empresas, na ocorrência do fato utilizam o carvão ativado para o tratamento, o que inibe o cheiro e sabor verificados na água.

As investigações começaram a ser feitas pela própria Saaec e Sabesp, tendo sido constatado que o problema não está no sistema de tratamento ou em algum componente químico utilizado para tratar a água. Portanto, é confirmado pelas empresas de tratamento, Sabesp e Saaec, que o sabor e cheiro são decorrentes da água do Rio Sorocaba, embora não detectado qual componente ou elemento possa ser o causador desse impacto.

Na reunião, uma informação muito importante obtida é de que o mesmo cheiro e gosto verificados em Cerquilho e em Laranjal Paulista também acontece no Condomínio Fazenda Boa Vista. Este condomínio também utiliza as águas do Rio Sorocaba no abastecimento das residências e chácaras.

O responsável pelo tratamento da água nesse condomínio, quando detecta o problema entra em contato com o Saaec de Cerquilho, que se comunica com a Sabesp de Laranjal Paulista na intenção de colaborar e ficarem preparados para tomar as medidas necessárias.

Fato bastante interessante é que, quando se percebe o cheiro e sabor na água nesse condomínio, que fica às margens da Rodovia Castelo Branco, após 2 dias o mesmo é constatado em Cerquilho, e após 3 dias chega a Laranjal Paulista, razão que justifica a necessidade de uma melhor investigação.

Já foram enviados documentos e comunicadas às agências da CETESB de Botucatu, Itu e Sorocaba, órgãos responsáveis pela fiscalização e atuação no rio Sorocaba, mas, infelizmente até o momento não houve solução para o problema.

Segundo o representante do Saaec, foi realizada análise da água bruta do Rio Sorocaba a fim de colaborar e tentar descobrir algum componente que pudesse vir a causar o cheiro e sabor. Essa análise já foi encaminhado à Cetesb.

Tanto Valter da Sabesp, quanto os técnicos de Cerquilho nos passaram que constantemente a Cetesb faz a coleta em pontos de referência no Rio Sorocaba para análise e controle, e encaminham as notas técnicas para as empresas de tratamento e abastecimento de água.

O que se conclui é que o problema está nas águas do Rio Sorocaba ou em algum afluente, e que possivelmente algum rejeito esteja sendo descartado em determinada altura no rio, antes do Condomínio Fazenda Boa Vista.

“Foi uma reunião bastante produtiva, agradeço os companheiros vereadores Rodrigo e Zé Roque bem como o Secretário Vicentinho e ao Valter da Sabesp pela disponibilidade de acompanhar e vontade de resolver o problema. A ideia de irmos a Cerquilho foi muito interessante, e depois de conversarmos com o superintendente e com o químico ficou mais clara a existência de um problema ainda não identificado na água do rio. Pudemos observar as medidas que estão sendo tomadas e conseguimos levantar informações relevantes para continuar o trabalho de investigação e cobrança aos órgãos fiscalizadores, podendo assim nortear, mesmo sem precisão, a possível localização de onde pode estar ocorrendo um provável crime ambiental”, disse o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista.

Ficou acertado que a equipe irá levantar todos os documentos que possue, comprovando as análises da água, as vezes que ocorreu o problema e a freqüência, para elaborar uma carta relatando e documentando os fatos e apresentar ao Comitê de Bacias do Rio Sorocaba, Cetesb e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para que estes órgãos tomem as providências cabíveis.

Nesta quinta-feira, 1º de Março, a CETESB da Regional Itu esteve em Cerquilho, onde fez a coleta de amostras de água na boca da Estação de Tratamento de Água , mas, infelizmente até o momento não houve solução para o problema.

A análise deve demorar cerca de 15 a 20 dias para ficar pronta e espera-se que sejam realizadas análises mais minuciosas e não somente aquelas relacionadas à potabilidade da água.