As negociações para concessão dessas moradias ao município tiveram início em abril de 2013, quando os vereadores Djalma Bordignon, Nilso Ventris, Dr. José Francisco de Moura Campos e Vicente Di Santi Filho estiveram em São Paulo, onde se reuniram com o Secretário Estadual de Habitação Silvio Torres, para tratar de benefícios do Estado e a construção de casas populares em Laranjal Paulista.
O convênio assinado nesta quarta-feira faz parte do "Programa Paulista de Apoio à Aquisição de Terrenos", sendo que o município receberá do Estado, como doação, a importância de R$ 2 mil por unidade, totalizando R$ 400 mil para aquisição da área onde serão construídas as 200 moradias pela CDHU.
A área apresentada à Secretaria de Habitação, para análise e aprovação, está localizada na Vila Zalla e possui cerca de 51.000 m2.
Esse é o resultado do trabalho de união dos vereadores laranjalenses e que vem ajudar a diminuir a demanda de casas populares no município. Para 2015, há a possibilidade de concessão de mais 200 casas pelo sistema CDHU para Laranjal Paulista.