O objetivo da Frente Parlamentar é encontrar caminhos para a retomada do crescimento da malha ferroviária. Esta ação permitirá que parlamentares, juntamente com representantes do Poder Público, prefeitos, entidades sindicais, empresários e a sociedade civil, debatam o assunto e busquem soluções para os problemas que os municípios têm enfrentado em decorrência do abandono em que se encontram diversas linhas no Estado.
A malha ferroviária brasileira tem hoje por volta de 28 mil quilômetros de extensão. Porém, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) acredita que somente 10 mil quilômetros são competitivos e os 18 mil restantes são subutilizados ou nem sequer são utilizados. Além disso, 90% da malha tem mais de 100 anos.
Apesar de as atividades de transporte ferroviário de carga no Brasil terem tido papel importante na história do País, hoje não é isso que se vê. Com o advento da indústria automobilística priorizou-se o transporte rodoviário e abandonou-se a ferrovia.
Os palestrantes Josef Barat, Adriano Murgel Branco e Ralph Menucci Giesbrecht ministraram as palestras no Lançamento. Estiveram presentes os Deputados; Mauro Bragato, Welson Gasparini, Victor Sapienza, Roberto Massafera e Hamilton Pereira; além da presença do Consultor do Sinferp (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana) Rogério Centofanti, prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Mauro Bragato