Quinta, 18 Mai 2017 09:59

SABESP FOI DURAMENTE COBRADA EM AUDIÊNCIA PUBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Laranjal Paulista realizou na noite desta terça-feira, 2 de maio, uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à qualidade dos serviços prestados pela Sabesp ao município.

Essa audiência foi convocada pelo presidente da Casa, vereador Carlos Rossi, que em concordância com todos os demais vereadores, achou por bem que a empresa deveria ser chamada para responder às reivindicações dos edis, que são procurados diariamente pelos munícipes por causa de problemas e transtornos causados pela Concessionária, bem como ouvir dos próprios moradores as suas reclamações.

Foi uma longa reunião, com duração de cerca de 3 horas, e na qual foram abordados inúmeros assuntos, como os buracos que são abertos pela Concessionária sem prévio aviso à municipalidade e os serviços de tapa buracos posteriores, que são feitos de maneira muito grosseira e sem qualquer qualidade pela terceirizada da empresa, e que muitas vezes demoram a ser realizados, fazendo com que a cidade tenha grandes prejuízos com relação à pavimentação asfáltica.

Foram abordados ainda os problemas recorrentes de escoamento de esgoto a céu aberto, especialmente na Vila Zalla e final da Rua 13 de Maio, que há anos apresenta pontos crônicos do problema, sem que receba as melhorias e soluções necessárias.

Outro problema bastante debatido foi o do Conjunto Habitacional Jardim Morumbi, em Maristela, cujos proprietários não podem adentrar suas casas pela falta de abastecimento de água. Nesse caso, a Sabesp se pronunciou através de seus representantes, senhores Marcio Jorge, Gerente do Setor Laranjal Paulista e Sandro Ramos, Gerente de Divisão de Botucatu, os quais afirmaram que a Concessionária não tem nenhuma responsabilidade sobre o caso, uma vez que a opção por poço artesiano foi da empresa construtora das moradias. Ocorre que após realizada a perfuração do solo e feita a análise da água foi verificado problema na sua qualidade, o que impossibilita a utilização da mesma.

Administração Municipal, vereadores, Sabesp e empresa construtora estão procurando formas de resolver com a máxima urgência o problema dos proprietários dessas moradias, que não poderão adentrar às mesmas sem que haja o abastecimento de água e, na próxima semana os dirigentes darão uma resposta se tecnicamente terão como atender às moradias, ainda que em caráter emergencial, até que a solução definitiva seja viabilizada pela construtora.

Sobre as operações tapa buracos o prefeito Alcides sugeriu convênio da Sabesp com o município, de forma que a prefeitura passe a se responsabilizar pelos serviços, recebendo pela execução dos mesmos.

Os dirigentes da Concessionária se comprometeram em verificar e resolver todos os problemas que foram apontados pelos munícipes e farão um mapeamento das ruas onde existem buracos de sua responsabilidade para que sejam devidamente reparados com a maior brevidade possível, independente de quando e do tempo que foram feitos.

Finalizando a reunião, o presidente da Câmara Municipal Carlos Rossi falou do descontentamento da população com os serviços da Sabesp, não no que se refere ao abastecimento e tratamento da água, pois neste caso não há reclamações, mas quanto aos buracos e aos pontos em que há vazamento de esgoto e disse que em 90 dias convocará nova reunião para avaliação do que foi e do que não foi cumprido pela Concessionária.

Estiveram presentes à Audiência Pública os vereadores Carlos Rossi, Regina Abdala, Dr. José Francisco de Moura Campos, Claudia Martins, Fabio Laurenti, Ivete Migliani, Regina Abdala e Rodrigo Marcon, além do prefeito Alcides de Moura Campos Junior, dos dirigentes da Sabesp, Marcio Jorge e Sandro Ramos, de representantes da construtora responsável pelo Conjunto Residencial Jardim Morumbi e dezenas de moradores da cidade, que participaram ativamente da reunião com perguntas e questionamentos diversos.