A solenidade teve início com calorosa recepção feita pelo prefeito Manoel David ao Presidente da República em exercício, Michel Temer, que foi homenageado como sendo o filho mais ilustre de Tietê.
"Michel Temer é filho de nossa terra, e faz uma visita histórica a esta cidade, que foi berço de grandes músicos e historiadores. Visita igualmente ilustre, só tivemos em 1886, quando aqui esteve Dom Pedro II", disse o Prefeito Manoel David.
Em seu discurso, Temer falou do orgulho de ser tieteense e de sua satisfação em frequentemente estar de volta à cidade, garantindo que para Tietê e demais cidades da região, as portas da Vice-presidência da República estarão sempre abertas.
O Vice-presidente foi ainda homenageado por alunos de escolas locais com a declamação de um poema de sua autoria, chamado "O relógio" e, em seguida recebeu das mãos do Prefeito Manoel David uma placa comemorativa à visita, onde foi inserido também o poema. A seguir foi feito o descerramento da placa comemorativa à ilustre visita, afixada ao lado do Coreto Municipal.
Após encerramento do Ato Solene, que aconteceu na Praça Dr. Elias Garcia, foi celebrada uma Missa Solene na Igreja Matriz da Santíssima Trindade.
Participaram da solenidade prefeitos e vereadores de toda a região, além do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de SãoPaulo (Fiesp), Paulo Skaf e do Deputado Federal Ricardo Izar.
As festividades tiveram ainda a participação brilhante da Banda Municipal Maestro Giocondo Cordoni, de Laranjal Paulista, com regência do Maestro Fulvio Scarme e da Banda da Guarda Municipal de Tietê.
De Laranjal Paulista estiveram presentes ainda o Senhor Prefeito Heitor Camarin Junior e o Vice-prefeito João Batista Bado Filho.