Segunda, 23 Março 2015 18:56

PALESTRA SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA CÂMARA MUNICIPAL DE LP

Noticias

Criado em 21 de fevereiro de 1993 pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 22 de março é comemorado o "Dia Mundial da Água", que neste ano de 2015 tem como tema: "Água e desenvolvimento sustentável".

Para comemorar a data e lembrar aspectos importantes sobre o tema, a Câmara Municipal de Laranjal Paulista realizou na manhã desta segunda-feira, 23, uma palestra que contou com a presença de cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, iniciativa do vereador Vicente Di Santi Filho (PV).

Convidado para fazer a palestra, Narcizo Pieroni, que dentre outras várias qualificações é Gestor, Consultor e Perito Ambiental, abordou a importância da preservação e do uso racional do precioso líquido, ainda mais em épocas de escassez crescente como temos vivido, bem como as graves conseqüências que o desperdício de água poderá acarretar para a humanidade num futuro breve se não houver uma imediata conscientização de todos e um árduo trabalho de preservação do Meio Ambiente, dos mananciais, matas ciliares e recursos hídricos de forma geral.

Narcizo apresentou aos jovens inúmeras dicas de como utilizar racionalmente a água e lembrou que no Brasil, cerca de 50% da água tratada é desperdiçada, um índice absolutamente alarmante. Também, que uma única árvore de grande porte libera até 1.000 litros de água por dia na atmosfera. Enquanto isso, o país enfrenta sérios problemas de desmatamento.

Outro dado alarmante apresentado pelo palestrante é que a água desperdiçada anualmente no Brasil é suficiente para abastecer uma população de 38 milhões de pessoas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nilso Ventris, agradeceu ao palestrante por sua disponibilidade em transmitir a todos um pouco do seu vasto conhecimento na área, bem como à Secretaria de Educação do município e à direção da Escola Luiz Campacci, que liberou os alunos para participarem dessa importante iniciativa, que buscou colocar uma vez mais em discussão a necessidade de preservação e do uso racional da água.