PALAVRA LIVRE:
VEREADORA IVETE APARECIDA MIGLIANI:
- Solicitou encaminhamento de Oficio ao Executivo, para que encaminhe mapa com todas as áreas verdes e áreas institucionais existentes no município, inclusive Zona Rural. Recebem várias reclamações dizendo que áreas estão sujas e quando vão verificar, essas áreas pertencem à Prefeitura e não sabem se sim ou se não.
- Comentou o Ato da Câmara Municipal que constituiu a Comissão Legislativa de Políticas Publicas de Combate e Prevenção às Drogas, visando a união dos Poderes Públicos para a adoção de medidas urgentes objetivando o combate às drogas e melhor qualidade no amparo aos dependentes químicos.
Presidente da Comissão: Ivete Aparecida Migliani. Vice-presidente: Fábio José de Oliveira. Membros: Vereadores Regina Abdalla, Nilso Ventris, Newton Gazonato e Carlos Alberto Rossi.
Informou:
- Que a Comissão possui carater social e terá como meta promover reuniões para discutir assuntos pertinentes à Segurança Pública, ao consumo e comercialização de drogas, bem como meios para prevenir e combater tal prática ilícita. Os trabalhos dessa Comissão já teve início no dia 15 deste mês e acreditamos que já tivemos bastante exito nessa reunião, pois tivemos a presença da Meritissima Juiza de Direito e da Promotora de Justiça, do Tenente Colussi, vários Vereadores, o Prefeito, vários Secretários, Policial Moura - responsável pelo Proerd, o Padre Edson - que é um batalhador dessa causa e representante da Afrac. O Conselho Tutelar foi convidado mas não esteve presente.
- Que a próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 22 de março e finalizou dizendo: "Gostaria de dizer aos meus nobres amigos vereadores, que já se vê uma luzinha no fim do túnel. A Secretaria da Saúde já criou um fluxo para atendimento aos dependentes de drogas. Na semana passada e nesta semana alguns já foram encaminhados para hospitais de referência do SUS, o CAPS I que é implantado no município já está acolhendo os dependentes, já está sendo feito encaminhamento médico. Então, acredito que já demos o primeiro passo. Sabemos da morosidade e da lentidão do Poder Público neste país, não só na esfera municipal, mas também na esfera Estadual e Federal. Somos regidos por Leis e às vezes não conseguimos caminhar no ritmo que gostaríamos de caminhar, mas acredito que o primeiro passo foi dado e essa Comissão tem muito a fazer pelo municipio. Vamos torcer muito para que essa equipe se mantenha unida, que os Poderes permaneçam unidos para que possamos combater esse câncer que assola a sociedade hoje".
VEREADORA REGINA ABDALA:
Parabenizou os alunos, professores e organizadores da 4a. turma de formandos do curso técnico de administração da ETEC, realizada na Câmara Municipal no dia 19 de fevereiro.
Parabenizou o Dr.Alcides de Moura Campos Junior por ter aceito o desafio de assumir a função de Diretor Clínico na Santa Casa de Misericórdia de Laranjal Paulista.
Solicitou o envio de Ofício ao Executivo reivindicando a colocação de placas de nomenclatura nas ruas em que ainda não existam e substituir as que encontram-se danificadas, bem como colocar placas indicativas de como chegar às instituições e repartições públicas.
Solicitou ao Executivo a limpeza da calçada da esquina da Rua Antonio Bellotto, pois está cheia de mato com espinhos, fazendo com que alunos da Escola Quinzinho do Amaral tenham que sair da calçada e corram o risco de ser atropelados.
Falou da satisfação em participar da reunião da Comissão Legislativa de Políticas Publicas de Combate e Prevenção às Drogas e parabenizou a vereadora Ivete pela iniciativa de reunir todas as autoridades do município para debate do assunto. Com a criação da Comissão, acredita que surgirão ideias para solucionar esses problemas, uma vez que as drogas, além de interferirem na saúde física e mental dos usuários, acabam também por refletir negativamente na família do dependente.
VEREADOR NEWTON GAZONATO:
- Relatou ter entrado em contato com Secretários da Administração Municipal e que já foram iniciados os trabalhos de asfaltamento na estrada que liga o Morro Alto ao Bairro São Roque.
- Também a Vila Dignidade com 18 obras e que estão tendo continuidade, bem como a Creche ao lado, com vagas para 240 crianças.
- Informou o início da Operação Tapa-buracos na cidade.
- Pedro Zanella - relatou problemas de vandalismo, sendo que vários globos de iluminação que foram colocados naquele bairro já foram quebrados.
- Solicitou envio de ofício ao Senhor Prefeito, reivindicando providências e contato com os órgãos competentes para que seja colocado um radar no Trevo do Bidico, onde acontecem muitos acidentes graves, de forma que a velocidade no local seja reduzida e melhor controlada para que se diminua o perigo constante que existe naquele local.
- Solicitou o envio de oficio para a Administração Municipal e órgãos competentes para que estude viabilidade de que a Rua Treze de Maio volte a ter mão dupla, facilitando o acesso dos motoristas ao centro da cidade.
Aparte do Vereador Nilso Ventris:
Em contato com o Senhor Prefeito teve a informação de que o município está tentando negociação junto à Rodovias do Tietê e Artesp para que seja mudado aquele trevo com a maior brevidade possível.
VEREADOR VICENTE DI SANTI FILHO:
- Comentou a situação precária de várias ruas do centro e bairros, que estão cheias de buracos e aumentando com a ocorrência de chuvas.
- Solicitou envio de ofício ao Senhor Prefeito, reivindicando manutenção na pista de caminhada da Vicinal Giovani Costa, que não vem recebendo a conservação necessária e que torna o local muito perigoso.
- Informou que esteve no dia 20 de fevereiro, em companhia do vereador Nilso Ventris, em visita ao vereador Adriano Arouche, da Câmara Municipal de Tietê, oportunidade em que conversaram sobre vários projetos a respeito de opções para os jovens da região. Solicitou envio de ofício ao Vereador tietense, agradecendo a receptividade.
VEREADOR FÁBIO JOSÉ DE OLIVEIRA:
- Parabenizou os formandos do curso de administração da ETEC, enfatizando a necessidade de se valorizar muito esse acontecimento na vida dos jovens, etapa das mais importantes, quando a pessoa está apta a entrar no mercado de trabalho. Uma grande conquista do prefeito Heitor para a cidade.
- Comentou que solicitou manutenção nas praças públicas do município e que foi atendido, portanto o seu agradecimento ao Secretário Barijan.
- Reiterou a preocupação com a pista de caminhada da Vicinal Giovani Costa, que necessita de conservação, bem como as demais áreas verdes do município.
- Lembrou obras que estão sendo realizadas na Rua Davi Segatti, no São Roque, onde esteve em visita e observou o empenho do Departamento de Serviços, sendo que encontraram novas infiltrações, necessitando da troca de manilhas além do que era esperado.
- Com relação às drogas, falou da Ponte do bairro São Roque, onde muitas pessoas moram ou se utilizam do local para o uso de drogas. Essas pessoas foram retiradas desse local, mas acabaram voltando, pois é um local propício, escuro, escondido. Vê que a melhor maneira de acabar com esse problema é acabar com o local, construindo um paredão naquele local. Solicitou o envio de ofício à Concessionária Rodovias do Tietê para que tome essas providências com a maior brevidade, pois as pessoas das vizinhanças estão incomodadas com esse problema. Tem que se pensar também nas pessoas que lá estão, e cujas providências serão tomadas.
Aparte da Vereadora Ivete Aparecida Migliani:
Corrigiu a informação do Vereador Fábio, uma vez que a ETEC foi instalada na administração do Prefeito Heitor Camarin Junior, mas o projeto teve início na segunda administração do ex-prefeito Roberto Fuglini. Informou ainda que participou do Projeto de Implantação da ETEC no município.
Aparte do Vereador Carlos Alberto Rossi:
- Disse que esteve em visita na Ponte do São Roque, por fazer parte da Comissão e também para conhecer o local e disse que ali é uma caverna. As pessoas são retiradas e sempre vão voltar. O local precisa ser soterrado e fazer uma rampa de concreto.
Aparte da Vereadora Ivete Aparecida Migliani:
- Informou que há 40 usuários naquele local, sendo doze menores, um problema muito grave e praticamente impossível de ser solucionado de imediato, pois essas pessoas são retiradas de lá pela manhã, mas à noite voltam. Necessária uma mobilização maior e a necessidade do Conselho Tutelar convocar as famílias, o envolvimento do Juiz, do Promotor, para que o problema seja solucionado.
VEREADOR JOSÉ FRANCISCO DE MOURA CAMPOS:
- Solicitou reparos na estrada do Entre Rios, que necessita de conservação urgente.
- Na reunião do Conseg no dia 18 de fevereiro, um dos assuntos tratados foi relacionado à iluminação. As luzes, sendo ou não utilizadas, a Prefeitura está gastando com elas. Necessidade de um protocolo identificando cada rua onde há luzes queimadas ou danificadas, e esse protocolo será entregue na Secretaria de Educação e depois de feito o levantamento essas informações será entregues ao Conseg.
- Na mesma reunião do Conseg foi falado sobre o trânsito de bicicletas, para que os ciclistas obedeçam as regras de trânsito e usem roupas que chamem a atenção, não usem roupas muito claras ou roupas escuras durante a noite, evitando a ocorrência de acidentes.
- Parabenizou o Dr. Alcides de Moura Campos Junior por ter assumido o cargo de Diretor Clínico da Santa Casa, um trabalho bastante sacrificante.
- Solicitou envio de ofício ao Senhor Prefeito, para que tome providências com respeito à coleta de lixo reciclável na cidade, pois tem recebido várias ligações e reclamações de moradores de diversos bairros, pois fazem a sua parte e separam e guardam o lixo reciclável, mas a coleta não está sendo feita como deveria. Passam vândalos pelas ruas e chutam, espalham esse lixo reciclável, sujando as calçadas e a cidade.
- Solicitou informações do Senhor Prefeito a respeito de quais ações do Programa Cidade Legal já foram realizadas na cidade, pois até o momento não viu nada a respeito desse programa.
- Pediu informações ao senhor Prefeito a respeito da construção de casas populares da CDHU e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, uma vez que tem sido muito cobrado pela população.
VEREADOR VALDECIR BERTO:
- Falou a respeito da Guarda Civil Municipal, pioneira no patrulhamento rural há dez anos e, infelizmente, aconteceu de a GCM estar irregular. Reuniram-se com o Prefeito Municipal, pois existem muitos furtos de casas, tratores, gado, um problema sério na Zona Rural. Estão discutindo uma forma de resolver esse problema junto à Prefeitura.
- Esteve em Maristela e foi muito cobrado porque naquela localidade não existe um posto bancário para a uso da população. Não é possível que os moradores de Maristela ainda tenha que vir a Laranjal para pagar uma conta de água ou de luz. Conversando com pessoal do Banco do Brasil consta a aprovação de um posto para Maristela.
- Falou do problema do Distrito de Laras durante as chuvas de verão, quando a população fica ilhada, com a balsa sem possibilidade de tráfego e o trecho de estrada próximo à Ponte do Americano, que quando o rio enche, também fica intransitável, um problema de décadas. Relatou que 1,2 km pertence a Tietê e o restante pertence a Laranjal. Esteve junto com o Secretário Nadinho em Tietê, para falar com o Secretário daquela cidade e buscar solução e parceria, mas não encontraram a resposta que gostariam de ter ouvido. Trata-se de uma obra cara, e que necessitará da parceria entre os municípios, proprietários locais e empresários, mas que se for conseguida, resolverá um problema que vem de muito tempo.
- Parabenizou os Vereadores Fabio, Newton e Vicentinho pelas colocações feitas e reiterou a necessidade de limpeza e conservação nas Vicinais, para que não voltem a ser o que eram.
Aparte da Vereadora Regina Abdala:
- Afirmou que gostaria de participar das reuniões, sabedora do sofrimento dos moradores do Distrito de Laras com as enchentes, pois ficam sem estradas, sem passagem e a dificuldade é muito grande. Pediu ao Senhor Secretário que cuide da estrada também na época de seca, pois a população de Laras tem muita dificuldade de acesso. Reafirmou a necessidade de parcerias com quem precisa da estrada e colocou-se disponível para participar da busca de soluções para esse problema.
Aparte do Vereador José Francisco de Moura Campos:
- Complementou informação sobre a Guarda Civil Municipal, que só parou por uma decisão judicial e caso o município não cumprisse essa decisão judicial, sofreria multas diárias.
- Informou também que teve conhecimento de que a Distribuidora Roso está fazendo o recebimento de contas de consumo, sendo uma opção para os moradores do Distrito de Laras.
VEREADOR NILSO VENTRIS:
- Comentou matéria lida num jornal da cidade, onde é citado o êxito de alunos da Escola Luiz Campacci nos exames vestibulares, ingressando em universidades da região. Parabenizou os professores, dirigentes e alunos da Escola, falando do seu orgulho por lá também ter estudado.
- Falou da valorização do municipio de Cerquilho aos professores com a realização de palestra para cerca de 500 participantes.
NÃO HAVENDO MATERIAL PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO, O SENHOR PRESIDENTE DEU POR ENCERRADA A II SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2013.