PALAVRA LIVRE:
Vereador Vicente Di Santi Filho:
- Cumprimentou as Vereadoras Ivete Aparecida Migliani e Regina Abdala, bem como a todas as mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
- Solicitou o envio de ofício ao Sr. Manoel David, Prefeito de Tietê, parabenizando-o pelo 171º aniversário daquela cidade, no último dia 8 de março.
- Comentou sua participação, bem como dos Vereadores Nilso Ventris e Regina Abdala, e do senhor Presidente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, Vereador Djalma Bordignon, nas solenidades em comemoração ao aniversário de Tietê, oportunidade em que lá esteve o Vice-presidente da República, Michel Temer.
- Falou que recebeu reclamações de moradores do Residencial Nello Parducci e Vila Zalla e que esteve nesses locais, onde confirmou a falta de coleta de lixo e de iluminação e segurança em frente à Creche do Nello Parducci, bem como na Vila Zalla, onde verificou velhos problemas de buracos na Rua Lazaro Pires e Avenida São Paulo.
Solicitou o envio de ofício ao Senhor Prefeito para que tome as providências necessárias.
- Solicitou o envio de ofício à Elektro, agradecendo aquela concessionária pela troca dos postes de madeira por postes de concreto na Vicinal Giovanni Costa.
Vereadora Ivete Aparecida Migliani:
- Prestou homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher no último dia 8 de março.
- Solicitou o envio de ofício parabenizando a Sra. Renata Bueno, advogada e ex-vereadora de Curitiba, por ser a primeira brasileira a ser eleita deputada para o Parlamento da República Italiana. Ela vai ocupar uma das quatro vagas destinadas aos italianos ou sul-americanos com dupla cidadania residentes na América do Sul. A advogada percorreu o Brasil e a Argentina, desde janeiro, fazendo campanha pelo movimento Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI). Sua chapa conquistou 21 mil votos no Brasil e 18 mil na Argentina.
- Solicitou melhor manutenção e conservação no Cemitério Municipal, que encontra-se cheio de mato, com acúmulo de sujeira e animais peçonhentos. Falou que conversou com o responsável atual por esses serviços, Sr. Tuto Moschetto, e sugeriu que sejam plantadas árvores e feito calçamento no Cemitério, além dos serviços de manutenção, que estão deixando muito a desejar. "Nosso Cemitério está em estado de abandono total. Lá estão os nossos mortos e eles merecem mais respeito", disse a vereadora.
- Falou dos sérios transtornos pelos quais estão passando moradores da Rua Vereador João Marchesi, proximidades do Ferroviário Futebol Clube, quando da ocorrência de chuvas fortes, ocasião em que casas são invadidas pelo esgoto.
Solicitou o envio de ofício à Sabesp, para que resolva esse problema com urgência.
- Falou sobre o Ferro Velho localizado na Rua Giácomo Casagrande, em Maristela, onde se encontram uma carreta, uma kombi que pegou fogo, uma máquina agrícola e grande quantidade de entulhos, sem que haja qualquer muramento ou calçadas, havendo a necessidade de se averiguar a quem pertence a referida área, para que sejam tomadas providências urgentes.
Vereador Newton Gazonato:
- Solicitou o envio de oficio ao Chefe do Executivo para que sejam verificadas as possibilidades de que os alunos da rede pública de ensino passem a fazer exames de visão e audição no início dos anos letivos.
- Falou de sua preocupação com o trânsito da cidade, principalmente nos sábados e feriados, quando o centro fica praticamente intransitável. Fez sugestão de mudança de direção em algumas ruas e solicitou que seja contratado um técnico na área para que faça estudos de viabilidade de mudanças no nosso trânsito.
- Comentou os problemas das Festas de São João e que neste ano as reuniões estão começando mais cedo, conforme sugestão do Presidente da ACE, senhor Carlos Eduardo Bataglini, de forma que não aconteça o mesmo que aconteceu no ano passado, sendo que a Festa só foi resolvida na última hora, correndo o risco inclusive de não ser realizada.
Falou que é de opinião de que a Festa de São João continue a ser realizada na Praça (Largo São João), mas que deve ser revista e sofrer adequações, com maiores cuidados com o trânsito, higiene e comércio.
Vereadora Regina Abdala:
- Prestou homenagem a todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março.
- Solicitou envio de Oficio ao Executivo, reinvindicando melhorias na área de lazer do Jardim Europa, que encontra-se em estado de abandono, e local de criadouro de animais perigosos e acúmulo de entulhos.
- Solicitou providências para a Rua João Aparecido Garpelli, onde as casas estão sendo invadidas pelas águas das chuvas.
- Informou que esteve no Terminal Rodoviário da cidade e que lá constatou que existem apenas dois bancos de madeira disponíveis para uso das pessoas que embarcam e desembarcam e que os mesmos são retirados e guardados às 17h00, sendo que as pessoas, incluindo gestantes, pessoas idosas, crianças, tem que ficar em pé enquanto aguardam seus ônibus. Sugeriu que o Executivo, através da Secretaria competente, mande chumbar os bancos no chão, de forma que não precisem ser retirados nos finais de tarde.
- Reivindicou a conclusão dos serviços iniciados na Rua Santo Angelo, na Vila Zalla.
- Solicitou o envio de ofício às concessionárias de telefonia móvel, pedindo a instalação de torre de transmissão no Distrito de Laras, pois hoje os moradores daquela localidade não tem como utilizar telefones celulares por falta de sinal.
- Pediu o envio de ofício à Banda Municipal Maestro Giocondo Cordoni, parabenizando a todos os músicos e ao Maestro Fulvio Scarme pela brilhante apresentação feita durante as solenidades de aniversário de Tietê no dia 8 de março último.
Vereador Nilso Ventris:
- Comentou a visita à cidade de Tietê por ocasião de seu 171º aniversário, comemorado no dia 8 de março, quando ele esteve o Vice-presidente da República Michel Temer.
- Solicitou o envio de ofício à Elektro, solicitando providências urgentes, uma vez que recebeu reclamações de moradores de diversas ruas da cidade, sendo que em algumas delas não há iluminação há cerca de 30 dias e, em outras, como por exemplo a Avenida da Saudade, as lâmpadas ficam acesas 24 horas por dia.
- Solicitou providências da Secretaria responsável, para que fiscalize obra que está sendo realizada no final da Avenida Suaidan Abud, onde a terra desceu e faz com que acumule muita água de chuva, causando transtornos aos moradores próximos.
- Informou que já foram iniciados os trabalhos de asfaltamento do Bairro São Roque ao Morro Alto e que gostaria de fazer uma vistoria no local, junto com o Senhor Presidente, Vereador Djalma Valdemir Bordignon, pois parece que o trabalho não vem sendo realizado adequadamente, uma vez que um terreno que é de propriedade da prefeitura foi fechado de maneira irregular, não se sabe por quem, e a obra pode ficar mal feita em razão desse fechamento.
- Comentou o fato de até hoje o Plano Diretor da cidade não ter sido regulamentado e, com isso, muitas chácaras estão sendo comercializadas irregularmente, sem documentos, sem escritura. São loteamentos onde os proprietários compram área de 1 alqueire e dividem e vendem essa área em chácaras de 1000 metros quadrados, mas sem qualquer escritura. Informou que com isso a Prefeitura não arrecada nada, o esgoto é em sistema de fossa e a água de poço.
Solicitou envio de ofício ao senhor Prefeito, pedindo que tome as providências cabíveis com relação a esses loteamentos, que estão acontecendo tanto na Zona Rural como também na Zona Urbana e já somam 65 loteamentos irregulares. A cidade precisa crescer, precisa de moradias e de casas populares, mas de forma organizada, planejada.
- Informou que recebeu reclamações do moradores do Residencial Pedro Zanella, de que está acontecendo um acúmulo de lixo e entulhos em determinado local do bairro, que está virando um lixão. Solicitou envio de ofício ao Executivo para que seja averiguado o que está acontecendo e tomadas as devidas providências.
- Pediu providências com relação ao ponto de ônibus que foi instalado na Praça 7 de Setembro, mas que os ônibus não param nesse local e se param, os usuários não estão utilizando esse ponto de ônibus e ficam à espera dos circulares nas proximidades da Galeria Aquarius, Praça Armando de Salles Oliveira, prejudicando o trânsito e os comerciantes próximos àquele local.
Aparte do Vereador Newton Gazonato:
- Informou que a reclamação do Vereador Nilso Ventris procede e que teve conhecimento de que se trata de iniciativa particular de reciclagem de lixo, fato que precisa ser melhor averiguado, pois há um manancial próximo ao local.
Aparte do Vereador José Francisco de Moura Campos:
- Disse que se está começando de forma errada, é favorável a que se corte o mal pela raiz e pediu para também assinar o ofício juntamente com o Vereador Nilso Ventris.
Vereador José Francisco de Moura Campos:
- Parabenizou a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 de março.
- Parabenizou o Secretário de Saúde João Rogério pelo pronto atendimento a várias solicitações que fez àquela Secretaria.
- Parabenizou o Secretário Antonio Rinaldo Martins (Nadinho) por prontamente ter atendido a solicitações que fez.
- Agradeceu ao Secretário de Educação Luiz Antonio Carvalho pelos esclarecimentos prestados em reunião com os Vereadores realizada na sexta-feira, dia 8 de março, reunião essa que foi muito produtiva e informativa.
- Solicitou o envio de ofício ao Executivo, pedindo providências para a recolocação de 3 grandes tampas de esgoto que se deslocaram no início da Avenida da Saudade, em frente à ACE, e que está trazendo perigo aos transeuntes, especialmente às crianças e pessoas idosas.
- Parabenizou a Vereadora Ivete Aparecida Migliani por seu pronunciamento a respeito do Ferro Velho do Distrito de Maristela e informou que gostaria de também assinar o referido ofício junto com a Vereadora, solicitando providências cabíveis para o problema.
- Parabenizou o Vereador Nilso Ventris por seu pronunciamento acerca do Plano Diretor que até hoje não foi regulamentado no município.
- Parabenizou o Vereador Newton Gazonato pela sugestão ao Executivo de realização de exames de audição e de visão nas crianças em fase escolar, mas que acredita que deva haver um exame clínico geral e não apenas de visão e audiometria, pois muitos problemas podem ser detectados e tratados de forma precoce se for feita uma triagem completa em todas as crianças, em todos os inicios de ano letivo.
- Pediu providências com relação ao trânsito da cidade e disse quem em 2009, juntamente com o Vereador Newton Gazonato pediu ao Executivo a contratação de um engenheiro de trânsito, para que fizesse estudos de viabilidade e mudanças no trânsito da cidade. Disse que no início da Rua Governador Pedro de Toledo, em frente à Praça de Alimentação, são feitas paradas de ônibus que travam todo o trânsito e chega a ser um desrespeito aos motoristas.
Falou ainda da Avenida Governador Pedro de Toledo, entrada da cidade e que deveria ser uma avenida bonita, bem cuidada.
Pediu providências para o trânsito nas imediações da Escola Quinzinho do Amaral, que nos finais de tarde fica intransitável e ninguém consegue passar.
Vereador Fábio José de Oliveira:
- Parabenizou a todas as mulheres, representadas pelas Vereadoras Ivete Aparecida Migliani e Regina Abdala, pela passagem do Dia Internacional da Mulher na última sexta-feira, dia 8 de março.
- Falou de sua preocupação com o trânsito da cidade, especialmente com relação aos caminhões que transportam cana de açúcar, cuja safra deve ser iniciada já no próximo mês. Falou dos transtornos que os moradores do Bairro Recanto do Laranjal sofrem com o trânsito de caminhões que transportam a cana de açucar, vindo do Bairro Entre Rios e sugeriu que se estudem as possibilidades de que esse tráfego seja desviado pela Rodovia Marechal Rondon, de forma mais rápida e mais segura.
- Comentou também o problema dos caminhões de argila e cana de açucar que trafegam pelo Bairro Pedro Zanella, castigando severamente os moradores com a poeira diária.
- Agradeceu ao Senhor Secretário da Educação, Luiz Antonio de Carvalho, pelos esclarecimentos prestados na última sexta-feira, 8 de março, em reunião com os Vereadores.
- Informou que o município está adquirindo material didático do MEC e Secretaria Estadual de Educação, e que esse material, além de possuir mais qualidade é também mais barato e trará economia aos cofres públicos.
Aparte do Vereador José Francisco de Moura Campos:
- Parabenizou o Vereador Fabio José de Oliveira pelo pronunciamento feito a respeito dos problemas causados pelo tráfego de caminhões que transportam a safra de cana de açúcar e informou que teve conhecimento de que está sendo feito um abaixo-assinado que deverá ser enviado ao Senhor Prefeito, buscando soluções para esse problema. Falou do seu interesse em trabalhar juntamente ao Vereador Fábio José de Oliveira nesse assunto.
- Destacou a economia significativa que está sendo feita pelo município com a troca do material didático utilizado pela Rede Municipal de Ensino e a qualidade do material desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação.
Vereador Carlos Alberto Rossi:
- Enfatizou o problema do Ferro Velho de Maristela, que realmente é uma vergonha para o município e para aquele Distrito, servindo até de deboche entre as pessoas, que dizem que a Câmara Municipal não está vendo o que acontece. Solicitou providências urgentes dos setores competentes para que se resolva esse problema.
- Pronunciou-se a respeito do estado do Cemitério Municipal e que pediu a instalação de torneiras nos fundos do Cemitério, uma vez que as pessoas necessitam se deslocar até a sua parte frontal quando desejam regar plantas ou colocar água em vasos de flores nos jazigos.
- Com relação aos problemas de trânsito que a cidade enfrenta, solicitou estudos de viabilidade e providências para o tráfego de veículos na Praça do Bairro São Roque e a colocação de uma faixa de pedestres em frente ao Supermercado Pivetta.
- Falou da situação que a Sabesp deixa as ruas após executar serviços, sendo que rasga o asfalto, executa os reparos necessários e depois apenas joga terra em cima e vai embora, sem que o asfalto seja devidamente consertado.
Reivindicou uma fiscalização mais eficaz para esses casos.
- Disse que nas últimas semanas aconteceram ao menos 5 acidentes no Trevo do Bidico e que foi colocado um radar na curva do km 177, mas que não resolveu o problema, já que do local onde foi colocado o radar até o trevo, consegue-se atingir facilmente os 120km/horários.
Solicitou que seja colocado um radar fotográfico mas no local onde ocorrem os acidentes, ou seja, no Trevo e, que se faça um estudo para saber se isso é possível ou não, mas que algo tem que ser feito com urgência, pois é necessário zelar pela vida das pessoas que ali transitam.
ORDEM DO DIA:
PROJETO DE LEI 07/2013 - PROCESSO 13/2013
Aprovado por unanimidade em primeira e segunda votação (4a. Sessão Extraordinária de 11/03/2013), o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal de Laranjal Paulista a celebrar convênio com a concessionária Rodovias do Tietê S/A, para a execução de prestação de serviços de conservação e manutenção na Estrada vicinal, Rodovia SP 300, vicinal LRP - 321, com a extensão de 2,576 km.
NADA MAIS HAVENDO A TRATAR O SENHOR PRESIDENTE, VEREADOR DJALMA VALDEMIR BORDIGNON DEU POR ENCERRADA A SESSÃO.